Review TP-LINK DECO M4 e M5 MESH

Depois de muitos anos utilizando roteadores Apple Airport Extreme, resolvi procurar um novo tipo de roteador – buscando sempre equipamentos com excelente custo e ótimo benefício. Meu único requisito era que ter a tecnologia MESH. Depois de alguma pesquisa eu cheguei nos dispositivos TP-LINK da série DECO.

Vou passar minhas impressões aqui de 7 meses usando estes dispositivos no escritório e em casa.

Série Deco

Todos os equipamentos da série DECO utilizam a tecnologia MESH. Essa tecnologia propaga sua rede sem fio entre vários dispositivos eliminando as “dead zones” em seu escritório ou residência.

Mas veja, ela não funciona como os replicadores ou retransmissores de sinal, ela funciona com uma única rede sem fio, distribuída por vários dispostivos conectados entre si. Isso acaba com aquele problema de múltiplos roteadores e múltiplas redes – wifi escritorio, wifi sala, wifi quarto.

Além de tudo isso, a rede MESH é inteligente, seu dispositivo sem fio transita entre as unidades deco de forma transparente, você não precisa mudar de rede, pois todos os dispostivos estão servindo a mesma rede.

Configuração WAN

Toda a configuração é feita pelo smartphone, de forma simples e direta, sem complicação.

No Smartphone você configura rede wifi principal, convidado, ativa/desativa rede 2.4 Ghz ou 5 Ghz. O Deco oferece 2 SSIDs – principal e convidado.

Nas configurações de rede você pode definir as configurações de WAN, ativando IPv4 e IPv6. Os tipos de conexão suportados são IP DINAMICO, IP ESTATICO, PPoE, L2TP, PPTP e DS-Lite.

Configuração LAN

Nas configuraçÕes de LAN – sua rede interna, você vai definir sua rede, configurar DHCP SERVER – apenas em modo router, VLAN – mode, id, priority e 802.1q, IPTV e MAC CLONE – caso seu provedor libere apenas acesso via mac.

Podemos também configurar IPs Fixos para dispositivos, Encaminhamento de portas, DDNS – nome.tplinkdns.com –, configurações SIP.

É possível ativar e desativar Fast Roaming, Beamforming, controlar a luz dos leds e desligá-las a noite e definir operation mode (router, ap).

Rede Mesh

A conectividade entre as unidades pode ocorrer via WIFI – o qual é o padrão ou via cabo ethernet – backhaul.

Configuração Extras

É possível configurar QOS para os dispostivos, definindo quais dispositivos tem maior prioridade de banda.

Podemos cadastrar dispostivos em uma lista de bloqueio, estes não conseguiram se conectar na rede.

Tem suporte a WPS.

Oferece relatórios mensais de uso da rede e dos dispositivos.

Oferece atualização do firmware diretamente no APP do smartphone.

Permite cadastrar diferentes administradores para rede no App.

Suporte a assistente de voz usando Alexa.

Segurança

Dispositivo

Rede sem fio

Status Page

É possível acesar também uma página com status dos dispositivos pelo navegador. Nessa página além de status da rede podemos visualizar as informações das redes sem fio, incluindo senhas, e pode configurar timezone, atualizar o firmeware e reiniciar as unidades.

Controles Parentais

Os controles parentais tem vários profiles (child, pre-teen, teen, adult). Em todos voce pode bloquear ou liberar sites adicionais além da lista pré-definda pela TP-Link.

Podemos definir também quantas horas por dia cada perfil pode navegar nos dias de semana e nos finais de semana. E podemos também definir o horário limite para uso de internet a noite.

Compatibilidade Deco

Todos os modelos DECOs são compatíveis entre si para criar um rede MESH, independente do modelo ou firmware.

Notificações

Você pode ativar a notificação, e quando algum novo dispositivo entra na rede você é notificado em seu smartphone.

DECO M4

Potência de transmissão <30dBm

Cobertura de até 510 metros quadrados.

Suporta até 100 dispositivos conectados.

Single CPU Qualcomm

Velocidade de até 1167 Mbps

Mais infos

DECO M5

Potência de transmissão <30dBm

Cobertura de até 510 metros quadrados.

Suporta mais de 100 dispositivos conectados.

Home Care - TrendMicro - Antivirus.

Teste de velocidade integrado ao APP Mobile.

Quad-Core CPU

Velocidade de até 1167 Mbps

Oferece teste de velocidade direto no APP Deco para smartphones.

Mais infos

Impressões

O primeiro que eu adquiri foi o Deco M4 (2 unidades) que usei em casa por muitos meses em uma casa térrea de 200m2 de área construída. Paredes de alvenaria. Funcionava muito bem na casa toda e nas áreas externas 654m de terreno no total. Até uns 20mts na rua abaixo ou acima também pegava sinal suficiente para notificações do celular.

Em dezembro levei o M4 (2 unidades) para o escritório e ele segurou 28 computadores + dispositivos móveis. 1/3 do time era composto por desenvolvedores, hard users de internet e rede. Fiquei surpreso com o desempenho do M4.

Em janeiro comprei as unidades M5 para o escritório e fiz a substituição, o número de desktops e dispositivos móveis aumentou 30% em janeiro e o M5 continua atendendo com tranquilidade. Todos elogiaram a nova rede WIFI, a maioria até largou a conexão cabeada. A média de velocidade entre meu macbook pro e as unidades DECO era de 800Mbits dentro do escritório.

Em janeiro eu me mudei para um prédio – voltando a vida de solteiro – e levei o M4 para meu novo apartamento, 100m2 de área, paredes de alvenaria. Uma unidade fica na sala e o outro no escritório. Em qualquer lugar da casa é possível utilizar WIFI com pelo menos 100Mbps de velocidade entre o dispostivo e a unidade Deco. O lugar com menor sinal é a cozinha, duas paredes de concreto após o roteador, mesmo assim ainda consigo de 90 a 100mbits de velocidade entre o note e o deco, nos demais locais da casa a velocidade varia entre 450 e 800 Mbits. Como moro no primeiro andar, o sinal pega na piscina do prédio e também na churrasqueira :)

No escritório a rede mesh do M5 foi configurada apenas via WIFI sem backbone de cabo.

Em casa o M4 está ligado ponto a ponto via cabo.

Testes

Você pode assistir até vídeos 4K via rede WIFI que segura bem, testei 1 dispositivo mandando pra TV 4K.

Já testei até 3 pontos assistindo Netflix via WIFI a 720p e 1080p + macbooks/iphones/ipads/iwatchs ligados e também funcionou legal.

Usando IPERF de um notebook para outro consegui mais de 800Mbits nominais.

Se você tiver dificuldades ao conectar os DECOS via Ethernet, isso realmente pode acontecer, especialmente com switchs D-LINK 8 Portas. Isto ocorre pois a conexão Backhaul utiliza o protocolo IEEE 1905.1 e alguns modelos de D-LINK não encaminham esses pacotes corretamente. Na dúvida utilize um Switch TP-LINK como por exempo o modelo TISG-1008D de 8 Portas Gigabit.

Fiz todos os testes utilizando um link de fibra da vivo de 300/150.

Amarrando as pontas

Posso dizer que estou bem satisfeito com os dispositivos DECO M4 e M5, do escritório e de casa.

Valeu o investimento mesmo com dólar na casa dos 4 reais na época, o M5 custa cerca de 198 dólares com 3 unidades e o M4 cerca de 108 dólares com 2 unidades.

Uma coisa boa é que você pode adquirir mais unidades M4 e M5 avulso e ir aumentando gradativamente seus nodes e consequentemente a abrangência da sua rede sem fio.

[s] Guto

Referências