Walmart com puppet em mais de 40 mil nodes

O Walmart apresentou seu case de Puppet na última PuppetConf, eles atingiram a incrível marca de 40 mil nodes gerenciados em 2015. Durante a palestra, Martin Jackson, Senior Technical Expert no Walmart, contou a história de como o Puppet os ajudou a resolver grandes problemas em sua organização.

Em agosto de 2013 eles iniciaram um projeto que visava automatizar e resolver o problema de inconsistência de configurações no ambiente legado Walmart. Além disto, eles precisavam de uma ferramenta que permitisse que o Walmart conseguisse gerenciar configurações em larga escala. Além da gerência, eles precisavam ver e entender o que acontecia em seu ambiente, logo, relatórios da situação de seus nodes e das mudanças eram uma necessidade básica para este projeto.

No total o Walmart tem cerca de 100 mil servidores, sendo 50 mil em datacenters e 50 mil em suas 11 mil lojas espalhadas em 5 continentes. Dentre esses 100 mil servidores podem ser encontrados 6 tipos de sistemas operacionais.

O projeto entrou em produçao em maio de 2014 com três pessoas a frente, em agosto eles já tinham cerca de 1000 nodes gerenciados em datacenters, todos nodes novos, a equipe até então havia provado que era possível gerenciar, controlar e manter estados de nodes novos, mas ainda havia o desafio de gerenciar os nodes legados - pré-puppet.

Eles iniciaram então em agosto o rollout dos agentes nos nodes legados e em outubro eles conseguiram atingir a marca de 30 mil nodes legados gerenciados. O desafio inicial foi fazer o enforcing do Puppet, Mcollective, Facter e configurações NTP nestes nodes, este era o mínimo naquele momento. 
As estatísticas apresentadas na palestra da PuppetConf mostravam que eles haviam atingindo 48 mil servidores gerenciados, a equipe desenvolveu 139 módulos puppet e aumentou de 3 para 10 pessoas nesse time.

Segundo o Walmart, a utilização de Puppet tem sido fundamental para fortaceler a cultura DevOps internamente, todos os times sabem que suas soluções precisam ser automatizadas e gerenciadas pelo Puppet, desta forma, o design de todas as aplicações já considera automação via puppet e os princípios DevOps desde a sua concepção.

Assista a palestra:

[s]
Guto