Diário da PuppetConf dia 09 de Outubro

O último dia da PuppetConf foi também nosso último dia em Portland, foram 6 dias intensos e gratificantes, foi uma excelente oportunidade para rever muitos amigos, fazer novos amigos, aumentar nosso networking, conhecer mais sobre Portland, conhecer mais sobre a Puppet Labs, aprender mais sobre o Puppet, entender mais a cultura DevOps e compartilhar nossa realidade e nossas experiência com projetos e treinamentos com os demais participantes do evento.

Apesar de tudo isso, depois de viajar e trabalhar por 6 dias, confesso que já estávamos sentindo o cansaço, mas isso não nos abalou pois esse era um dia importante. Começamos o dia bem cedo, arrumamos nossas malas, fizemos nosso checkout no Hotel e em seguida fomos para o evento. Nosso foco nesse dia foi dar apoio ao Miguel para que ele se preparasse para sua palestra a tarde. Chegamos no Oregon Convention Center e ficamos no pavilhão, tomamos café e enquanto o Miguel fazia os últimos ajustes em sua palestra, enquanto isto, aproveitei para começar a organizar o material que a gente gerou no evento junto com a Jéssica.

Papo com Eric Sorenson

Enquanto tomávamos café fomos abordados pelo Eric Soreson da Puppet Labs, ele reconheceu o Miguel do Twitter e veio conversar conosco. Disse que acompanha a comunidade Puppet-BR no twitter principalmente pelos tweets do Miguel, falou dos recentes webinars que fizemos e sentou na mesa para pedir nossa opinião sobre o Puppet e PuppetDB. Ele também perguntou dos treinamentos, perguntou se havíamos encontrado algum problema em nossos projetos, algo que fosse relevante comentar. Nós falamos que a maioria dos problemas que encontramos já estão registrados no JIRA. O Miguel aproveitou para falar da palestra e do suporte a CA externa no Puppet. O Eric nos explicou que existe um bug no agente que limita o uso de CA externa, o agente hoje só consegue chegar CA em um nível, CAs externas normalmente tem 3 níveis a serem checados, portanto, atualmente o uso de CA externa só funciona em determinados cenários, isso está no roadmap da puppetlabs para ser corrigido em breve. O papo foi rápido, esclarecedor e além disso foi muito bom saber que estamos no “radar” dos principais engenheiros da Puppet Labs.

Palestra do Miguel

A palestra do Miguel foi bacana, ele falou sobre PKI do Puppet e mostrou como utilizar esse recurso em outros serviços de infraestrutura. Ele utilizou um case de um projeto que ele realizou em 2014 aqui no Brasil. A palestra dele foi bastante elogiada por ter um tema original, diferente da grande maioria das palestras com conteúdo introdutório ou patrocinado. Foi bastante técnica mas os participantes estavam bem confortáveis com o tema.

Último resumo


Após a palestra do Miguel o evento realmente acabou - e na hora programada, eles são muito pontuais. Fizemos nosso último resumo em vídeo, publicamos e pegamos o Max Train para o aeroporto. O Miguel retornava para o Brasil, a Jéssica e eu fomos para NYC visitar alguns amigos e descansar antes de retornar à rotina em Brasília.

Já saímos pensando em 2016, a PuppetConf será em San Diego na Califórnia, já vamos começar a nos preparar, separando os melhores cases para para submeter como proposta para palestras, em 2016 queremos mais uma vez participar ativamente da PuppetConf.

Videos

Fotos

[puppetconf 9oct01]

[puppetconf 9oct02]

[puppetconf 9oct03]

[puppetconf 9oct04]

[puppetconf 9oct05]

[puppetconf 9oct06]

[puppetconf 9oct07]

[puppetconf 9oct08]

[puppetconf 9oct09]

[puppetconf 9oct10]

[puppetconf 9oct11]

[puppetconf 9oct12]

[puppetconf 9oct13]

[puppetconf 9oct14]

[s]
Guto