Diário da PuppetConf dia 08 de Outubro

No dia 08 de Outubro a PuppetConf começou para valer, houve a keynote do @puppetmasterd onde ele falou sobre o atual estado do DevOps|Automação no mundo. Ele usou esse discurso para conectar o público e logo após apresentou o Puppet Application Orchestration. Foi um dia intenso, assistimos palestras, fomos a reuniões de negócio, falamos com times da Puppet Labs sobre os treinamentos no Brasil, falamos com desenvolvedores, falamos com executivos que estavam nos estandes do pavilhão e fizemos muitas fotos e vídeos. Vou tentar separar algumas questões para facilitar o resumo deste longo dia.

DevOps & Automação

O Luke mais uma vez afastou a possibilidade de sair da Puppet Labs, ele pretende ficar por - pelo menos - mais 10 anos desenvolvendo e estimulando o mercado de automação através das tecnologias da família Puppet. Segundo dados da Puppet Labs - via DevOps Report, hoje apenas 15% das empresas do mundo fazem algum tipo de automação, existe muito espaço para crescer. Na visão do Luke o que ocorreu de 2003 a 2013 com a VMWARE vai acontecer de 2015 a 2025 com automação, e neste cenário a Puppet Labs que ser a solução protagonista.

Application Orchestration

Vimos o demo no keynote e testamos no stand do test pilot o Application Orchestration que aumenta sensivelmente o alcance do Puppet como solução de gerência e provisionamento. Agora é possível - via Puppet - desenhar um cenário de infraestrutura que envolve múltiplos nodes interdependentes. Isto significa que você pode criar um manifesto Puppet que define o comportamente que um grupo de nodes terá, podendo inclusive passar configurações individuais ( web, api, database, loadbalancer) e dependentes entre si. Neste tipo de cenário, o puppet pode utilizar máquinas pré-existentes ou partir da criação desse ambiente utilizando Razor. Com o Application Orchestration evoluímos da aplicação restrita a configuração individual de nodes para o provisionamento e configuração de nodes em cenários mais complexos em nossa infraestrutura. É um grande avanço que certamente vai agradar muitos entusiastas da automação de infraestrutrua.

Palestras

Começamos a assistir algumas palestras, mas no geral os palestrantes trouxeram assuntos introdutórios e sem muitas novidades, coisas que você consegue encontrar no Google, vimos inclusive algumas pessoas reclamando disto. Na minha opinião esse ano o quente foram as palestras sobre workflow de desenvolvimento Puppet com CI/CD, Pupppet em Windows e Puppet para NetDevices. Os vídeos estarão todos disponíveis em algumas semanas e vocês poderão conferir.

Treinamentos


Aproveitamos para falar com a equipe de educação da Puppet Labs, são eles que elaboram os materiais dos treinamentos oficiais e a prova de certificação. Vimos as novidades da última versão dos treinamentos avançados, em especial do treinamento Architect. O que eu mais gostei foi ver que o docker estará presente em boa parte dos laboratórios, além dele, vimos uma maior presença do Razor.

RedHat Satellite 6


Pude fazer um teste drive do Satellite no estande da RedHat, pelo que pude ver ele foi todo refeito em cima do Foreman, Katello, Puppet, Pulp e Candlepin. Ele sobe um PuppetMaster e tal como o Foreman permite o provisionamento e aplicação de determinadas classes em host groups, tudo isso é muito prático e eficaz. Além destes novos recursos ele continua atuando como repositorio de pacotes, gerenciador de subscrições e gerenciador de atualizações para servidores RHEL, valeu o teste, mas também nada novo.


Festa OMSI

Houve uma festa pós-evento no Museu de Ciência e Indústria do Oregon, a festa teve banda ao vivo, vinhos, cervejas e queijos especiais, tudo feito por produtores regionais do Oregon. Algumas áreas do museu estavam abertas a visitação e houve a apresentação de um filme, tudo isso para o pessoal do evento interagir e se integrar mais.

Retorno e descanso

Depois da festa voltamos para o Hotel bem cedo para descansar, afinal dia 09 estava chegando e precisávamos nos preparar para apoiar o Miguel em sua palestra

Vídeos

Fotos

[puppetconf 8oct01]

[puppetconf 8oct02]

[puppetconf 8oct03]

[puppetconf 8oct04]

[puppetconf 8oct05]

[s]
Guto