Resumo do Meetup puppet-users-br em Salvador

O primeiro Meetup Puppet de Salvador foi ótimo, não poderíamos ter escolhido lugar melhor, a equipe do Raul Hacker Club nos acolheu de forma fantástica. Lá conversamos sobre o espaço hacker, o pessoal do Raul apresentou o trabalho que realiza, explicaram como surgiu o Raul Hacker Club, falamos de outros espaços hackers deste tipo no Brasil, falamos de idelogia hacker, tecnologia opensource, dos MeetUps e como a comunidade volta a se reunir e se organizar em um momento “pós-movimento software livre” no Brasil.

Eu abordei como tem sido interessante conversar e interagir com pessoas que tem buscado mais a tecnologia em sua essência, mais a tecnologia como solução, mais a tecnologia como um meio de inserir inteligência a determinados processos, mais como um meio de resolver necessidades, muito mais do que anteriormente pessoas buscavam tecnologia através em uma via única puxada por alguma idelogia ou movimento como o Free Software.

Fizemos uma rápida análise desse momento que o Brasil vive, falamos sobre como a idelogia FOSS foi importante para o Brasil nos últimos 15 anos e como isso vem se transformando. Hoje o cenário opensource está mais inserido do que o free software e isso não é ruim, isso é um comportamento natural dos jovens desta geração.

Falamos de automação, falamos de puppet - afinal era um meetup puppet - e acabamos abrindo alguns slides para nivelar a galera, em parceria com o @Gomex apresentei alguns conceitos que permitiram que o pessoal captasse a essência dos principais problemas que a gerência de configuração busca resolver, além disto, apresentamos vários aspectos do Puppet com exemplos bem práticos, o pessoal disse que gostou bastante.

Conversamos sobre automação e orquestração em IAAS com Cloudstack, o @msinhore (Marco Sinhoreli) da ShapeBlue apresentou e nivelou a galera nos temas IAAS e introduziu o CloudStack para a galera. Fizemos até uma rápida comparação com OpenStack e Cloudstack passando por seus prós e contras e falamos de Docker/Containers.

Falamos de automação de rede, falamos de roteamento dinâmico com RIP, OSPF, BGP, EIGRP da Cisco, falamos de SDN (Software Defined Network), falamos de OpenFlow, e aproveito para registrar a presença de uma Doutoranda de redes (Stefani) no Raul, ela está realizando uma pesquisa na área do SDN + OpenFlow do ponto de vista da engenharia de software. O conhecimento dela contribuiu muito para evoluirmos no tema, a conversa foi interessante e intensa, abordamos a aplicabilidade do SDN, discutimos riscos de adoção, falamos sobre as armadilhas comerciais dos fabricante para forçar a troca dos ativos de seus clientes, e também houve uma ou outra observação acerca da segurança do SDN do ponto de vista do isolamento lógico.

Depois de todo esse papo hacker fomos jantar na orla do Rio Vermelho e encerramos a noite.

Fotos

[meetup 1]

[meetup 2]

[meetup 3]

[meetup 4]

Vídeo

Veja o vídeo produzido pelo Raul Hacker Club.

Toca Raul

Faço votos para que o grupo puppet de Salvador se aproprie do Meetup e continue se reunindo e compartilhando conhecimento dessa forma colaborativa e direra. Mais uma vez ao agradeço a acolhida do Raul Hacker Club e desejo sucesso em suas iniciativas em Salavador.

[s]
Guto