Perguntas Pontuais DevOps

Recebi um e-mail com perguntas interessantes sobre o conceito DevOps e automação, vou publicar as perguntas e as respostas pois são questões recorrentes.

1) O DevOps pode ajudar na redução de custos de operação de infraestrutura?

Sim, adotando uma nova metodologia de trabalho e colaboração, com amplo feedback entre os times torna tudo mais simples, os projetos vão andar mais rápido, as pessoas vão se comunicar melhor, a qualidade do trabalho será maior, as entregas vão ocorrer em janelas menores.

Só tome cuidado para não confundir DevOps com infraestrutura ágil ou automação. DevOps é um conceito muito mais amplo que envolve e integra desenvolvimento, qualidade, infraestrutura e operação. A operação não trabalha mais sozinha ou isolada, ela se integra e se enxerga como parte de um único time de TI responsável por fazer o negócio de seu cliente fluir e prosperar.

2) A automação, autohealing e infraestrutura como código pode trazer redução de custos?

Sim, porém automação não tem foco único em reduzir custos, tem foco em manter seu negócio funcionando e fluindo.

Ao automatizar processos, procedimentos, rotinas e tarefas, sua equipe para de fazer trabalho repetitivo e pode focar em projetos, melhorias, capacitação, inovação. Sobra tempo para fazer outras coisas, você faz mais, em menos tempo, de forma controlada e melhor.

Automatizar significa manter a integridade e a saúde do seu ambiente.

Automatizar significa maior controle de suas mudanças.

Automatizar significa mudanças rápidas e precisas.

Automatizar significa reduzir falhas humanas.

Sua equipe vai trabalhar menos, produzir e aumentar sua qualidade.

3) Automatizar significa redução da equipe ou substituição de algum profissional da minha equipe?

De forma alguma. Sua equipe vai conseguir fazer muito mais com automação. Automação não significa redução de equipe, significa ampliação de capacidade de trabalho, fazendo isto com qualidade e controle, utilizando o máximo das tecnologias existentes.

Você vai na realidade aposentar processos arcaicos e repetivos, capacitar sua equipe, evoluir processos e métodos, transformar seu modelo clássico em um modelo mordeno e funcional de gestão de infraestrutura.

Se antes um membro da equipe conseguia gerir no máximo 15 hosts com qualidade, com automação ele conseguirá cuidar de 3000 com segurança.

Sua equipe vai trabalhar menos pois seu ambiente vai funcionar melhor e de forma mais precisa.

A disponibilidade do negócio se estabiliza e atingirá novos patamares.

[s]
Guto