Treinamento Architect em San Jose/CA

Este ano eu estive em San Jose/CA e participei do novo treinamento Puppet Architect da Puppetlabs. O treinamento foi ministrado por um instrutor da Puppetlabs.

É importante mencionar que todos os treinamentos nos Estados Unidos da América são ministrados por instrutores que são funcionários da Puppetlabs, já em outros países, normalmente são os parceiros que ministram estes cursos, como ocorre aqui no Brasil com a Instruct.

Instrutores que são funcionários de parceiros precisam fazer todos os cursos oficiais, se certificar (PCP) e participar e de um treinamento específico para instrutores ministrado pelo time de educação da Puppetlabs.

No curso de San Jose havia apenas dois brasileiros, eu e o Miguel Filho. O curso foi bem interessante, a pegada deles no curso é bem diferente da nossa didática de aulas no Brasil, foi curioso ver que eles não gostam de improvisar, dar asas a criatividade, testar novas soluções, eles seguem certinho o material, excutam os exemplos e as soluções a risca.

Culturas diferentes, metodologias diferentes. Eu já gosto de estimular em meus alunos o pensamento fora da caixinha, quero que eles enxerguem novas soluções, novas abordagens, novos caminhos para resolver labs, indo além do material, isso parece funcionar muito bem aqui no Brasil :)

O material continua com nível técnico muito alto, exemplos bem interessantes, cenários que refletem a realidade de muitos tipos de clientes que atendemos no Sul e Sudeste.

A nova abordagem de cenários Monolíticos, Dispersos e Dispersos com Multi Master é incrível, está muito fácil criar diversos servidores Puppet Master e distribuir isso em sua rede, basta fazer a classificação de um node com uma classe específica e pronto, novo master atendendo.

Recomendo o curso para quem deseja aprender a escalar seu ambiente do jeito certo - entendendo o planejamento de capacidade com puppet, classificar nodes de forma personalizada - escrevendo seu próprio classificador, estender o uso do HIERA, utilizar HIERA com criptografia, utilizar o R10K para gerenciar ambientes com GIT, usar o Mcollective sem frontend, interagir com APIs do Puppet e PuppetDB, entender e utilizar exported resources na prática, dentre muitas outras coisas.

O curso valeu muito, pelo conteúdo, pelo instrutor, por entender a dinâmica e a metodologia da Puppetlabs, pela viagem e pelo investimento, que se paga fácilmente ao aplicá-lo nos clientes que temos no Brasil.

Como já participei do treinamento de instrutores, agora estou apto a ministrar esse treinamento no Brasil, em breve vamos definir uma data e divulgar.

[s]
Guto