Calendário de treinamentos Puppet 2015

Já temos o calendário oficial de treinamentos #Puppetlabs para o primeiro semestre de 2015 no Brasil.

Puppet Fundamentals
24, 25 e 26 de Março de 2015
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Campinas/SP
http://puppetlabs.com/services/training/puppet-fundamentals

No curso Fundamenals, o aluno irá entender como funciona o Puppet, vai descobrir como tudo começou, qual foi a motivação para ele ser criado, como a PuppetLabs surgiu, o aluno verá aspectos fundamentais de gerência de configurações, aspectos históricos e culturais de administração de servidores e tudo isto o levará a conhecer o Puppet Enterprise.

O curso é 50% prático e 50% teórico, nele você vai aprender como trabalhar como puppet em modo local (apply) e em modo cliente e servidor (master), vai entender a camada de abstração, vai conhecer, entender e utilizar a DSL do Puppet, vai entender, utilizar e construir módulos e classes, vai aprender, entender e fazer classificação de nodes, vai conhecer e utilizar os principais recursos do puppet (resource types), vai entender como funcionam relacionamentos e a construção da linguagem.

Toda a construção das classes dos módulos será versionada, durante todo o curso será utilizado o GIT como ferramenta de versionamento, haverá inclusive uma introdução ao GIT para nivelar os alunos.

O curso vai abordar além de tudo isto, templates, defined resource types, parameterized classes, herança, separação de código e dados com HIERA, utilização de módulos do PuppetForge dentre muitos outros assuntos interessantes.

A cada tópico que o aluno estudar, um laboratório será aplicado em seguida, possibilitando que ele já aplique o que acabou e estudar e aprender, essa abordagem é bem interessante e produtiva.

Puppet Practitioner
26, 27 e 28 de Maio de 2015
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Campinas/SP
http://puppetlabs.com/services/training/puppet-practitioner

O Practitioner é um treinamento novo, com conteúdo avançado, perfeito para quem já fez o Fundamentals e para aqueles que já tem boa experiência com Puppet. Este curso é focado em quem quer aprofundar os estudos na ferramenta e principalmente na DSL do Puppet. Com ele, será possível melhorar ainda mais seus módulos e classes, aprendendo as formas mais elegantes, eficientes e produtivas de usar a linguagem. O curso também aborda orquestração com o Mcollective, criação de fatos personalizados, métodos para testar seu código Puppet (rspec-puppet), técnicas de troubleshooting, compartilhamento de classes por herança, dentre muitos outros assuntos interessantes.

Recomenda-se que o aluno tenha feito o Fundamentals, e além disto, que ele tenha pelo menos 1 ano de experiência de automação com o Puppet em produção.

Este curso só está sendo ministrado pela Instruct no Brasil, ela é a única com profissionais credenciados para aplicá-lo.

É uma oportunidade rara, aproveite!

Para mais informações acesse: http://www.instruct.com.br/calendario.html

[s]
Guto