Copy APP

1. Cloud Storage com o COPY

Ontem eu encontrei um post no Google Plus falando sobre a APP COPY, quando olhei, eu pensei que fosse mais uma dessas APP de CLOUD Storage que vão me oferecer míseros 2 gigas, algo que não vale a pena investir já que uso o Dropbox e tenho cerca de 18 gigas atualmente (tudo na base de invites), contudo, vi que eles anunciaram 15GB de cara, isso me deixou bastante interessado e fui olhar de perto.

Por trás do COPY está a empresa Barracuda Networks que possui uma grande experiência com serviços de segurança, rede, armazenamento e backup. No lançamento do COPY eles estavam oferecendo apenas 5 gigas, mas agora estão mais agressivos oferecendo 15 gigas já de início.

A COPY parece ser o primeiro concorrente para valer do DROPBOX, a aplicação é praticamente um clone, tem todas as features do DROPBOX e oferece uma interface web mais polida, além disto, há uma integração com as principais redes sociais (Google Plus, Facebook e Twitter).

Veja abaixo um vídeo sobre o COPY:

2. Sincronização

De ontem para hoje eu instalei no Macbook Pro, Android, IOS e no IMac, já sincronizei dados entre os dispositivos, subi arquivos pequenos e subi uma discografia de 1 GB com vários arquivos mp3, a discografia subiu em menos de 10 minutos, nem preciso dizer que o DROPBOX fica muito atrás na velocidade de UPLOAD e também na velocidade de DOWNLOAD (apesar de ser um ótimo serviço). O Download da discografia em outro dispositivo levou cerca de 25 minutos, demorou mais para descer do que para subir.

2.1 Notificações

Senti falta dos indicadores e notificações nos ícones como temos no DROPBOX, algo como já foi sincronizado (verde), sincronizando (amarelo), isso o Copy ainda não tem.

2.2 Pause Sync

Esse recurso é essencial, não tem no em várias apps de cloud storage, mas vem nativamente no COPY, com isso, se quisermos parar por alguma razão a sincronização é só clicar no PAUSE, acredite, isto é muito útil.

3. Pastas compartilhadas

Ontem também compartilhei uma pasta com a Jéssica (@jemmacedo), fiz isso rapidinho e sem dificuldades, o compartilhamento funcionou muito bem e continua funcionando.

4. Armazenamento

Outra questão interessante, quando você cria a conta já tem 15 Gigas de cara e chegará a 17 gigas fazendo um simples compartilhamento de link em alguma rede social. Você pode também fazer indicações de amigos, mas não é como o DROPBOX que pede acesso a sua conta do GMAIL e sai mandando convites a torto e direito, no COPY é um por um, você preenche nome, sobrenome e e-mail, contudo, cada pessoa que instalar te dá mais 5 GB de espaço enquanto o DROPBOX dá 500MB para a mesma coisa. No momento já estou com 52 GB de espaço por lá, tudo via referrals e bonus.

5. Arquivos públicos

Quando desejar compartilhar um arquivo de forma pública você pode escolher as redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus ou E-mail), é gerado um LINK e este será postado nas redes sociais ou no e-mail.

Compartilhar por e-mail traz as mesmas vantagens do DROPBOX, vai o link apenas e não o arquivo anexo, evitando limitações de anexo e deixando o coitado do administrador do servidor de e-mail mais feliz, afinal e-mail não é para isto.

6. Company

Ele oferece ainda um recurso chamado company, que te permite criar um folder dentro do seu compartilhamento e definir usuários que podem utilizar esse folder, a versão free é bem simples mas existem planos pagos que habilitam mais recursos de controle, e não é cobrado por pessoa como em outros sistemas, é uma taxa única anual, mais simples e honesto - eu acho.

O que isso resolve?

Sabe quando você tem uma conta Dropbox pessoal e não quer misturar com a conta Dropbox de trabalho (é, tem muita gente que tem duas), pelo o que eu entendi o recurso company existe para resolver isto. Ao invés de ficar trocando de contas, o company trata isso de forma elegante - em minha humilde opinião, claro.

Mas isso não é igual a compartilhar uma pasta? Parecido, mas não é igual, afinal você tem mais recursos de controle, como grupos por exemplo, a versão ‘comercial’ ainda oferece revogação de acesso e além disto, o espaço company não usa seu espaço de usuário, aparentemente é um storage separado.

7. Plataformas suportadas

8. Planos

Eles tem dois tipos de planos, o pessoal e o company.

8.1 Personal Plans

8.2 Company Plans

8.3 Planos Copy vs Planos Dropbox

Em relação aos planos PRO que são similares ao Personal do COPY

O Dropbox tem planos para empresas mas depende da quantidade de usuários, é necessário solicitar um orçamento, contudo, segundo o site do Dropbox, a partir de U$ 785,00 o uso de disco é ilimitado mas não deixa claros se os usuários também.

9. Screenshots

9.1 Web Interface

[web interface folders]

[web interface sharing]

[web interface company]

[copy planos]

9.2 OSX Interface

[copy osx tela 1]

[copy osx tela 2]

[copy osx tela 3]

[copy osx tela 4]

[copy osx tela 5]

10. Amarrando as pontas

Ainda é cedo para falar bem ou mal, mas estou gostando, o serviço promete, está estável e funcional, e parece que em breve se tornará viral, e isso será um desafio para a equipe que mantém a infra do serviço.

Vale lembrar que o serviço é novo, tem pouca gente usando em comparação com o DROPBOX, se saturar de usuários, poderá ficar igualmente lento, vamos aguardar e acompanhar a evolução do COPY.

11. Referências