FLISOL 2013 BR/DF

1. O que é o FLISOL?

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FLISol é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O Flisol é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O Flisol acontece, historicamente, no 4º sábado de abril (em 2006 foi no 25 de março; em 2007, 28 de abril; 2008, 26 de abril; 2009 e 2010, no dia 24 de abril; 2011, no dia 9 de abril; 2012, no dia 28 de abril). O Flisol 2013 está marcado para o dia 27 de abril.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

1.1. FLISOL-DF

A cada ano a organização do FLISOL no Distrito Federal escolhe um local diferente para realização do evento, neste ano o evento será no IESB OESTE – Ceilândia Norte, QNN 31 – Áreas Especiais B/C/D/E, Ceilândia – DF.

Mais detalhes no site http://www.flisoldf.blog.br.

1.2. Lista de atividades

Acesse a lista de atividades do evento e faça sua inscrição nas palestras e oficinas em que deseje participar.

2. Minhas atividades no FLISOL-DF

Eu vou apresentar quatro trabalhos no FLISOL deste ano, veja os detalhes a seguir.

2.1. Monitoramento avançado com Zabbix 2.0

Horário: 11:00hs

Sala: Espaço Ubuntu - Sala BA11 - Bloco B

A palestra tem o objetivo de apresentar a ferramenta de monitoração Zabbix e os seus principais recursos na versão 2.0. A atividade abordará conceitos de monitoramento, fará uma introducão ao zabbix e apresentará os seus recursos comuns. Em um segundo momento demonstrará os novos recursos do zabbix 2.0 como: zabbix distribuído (proxy/node), zabbix monitorando aplicações java com JMX Gateway e tuning de Zabbix para grandes ambientes.

2.2. Oficina de instalação de Zabbix 2.0

Horário: 14:00hs

Sala: Espaço Mandriva - Sala BA5 - Bloco B

Oficina de instalação do Zabbix Server, Zabbix Frontend, Zabbix Agent, Zabbix Proxy e JMX Gateway.

2.3. Infraestrutura ágil

Horário: 15:00hs

Sala: Espaço Fedora - Sala BA6 - Bloco B

Apresentar o conceito de gerência de configurações, orquestração e provisionamento utilizando as ferramentas Puppet e Mcollective. Demonstrar que com o uso destas tecnologias o administrador de sistemas terá condições de administrar centenas de servidores de forma descomplicada, centraliza e ágil. Dentre as principais vantagens no uso de gerência de configurações estão: Diminuição de custos, Diminuição de incidentes, Padronização do ambiente, Diminui o tempo gasto com mudanças, Controle e acompanhamento do ciclo de vida do parque de servidores.

2.4. O que é DevOps afinal?

Horário: 16:00hs

Sala: Espaço Puppy - Sala AA1 - Bloco A

O objetivo é esclarecer de forma objetiva o que significa DevOps, mostrar como esse movimento se iniciou, apresentar suas principais características e indicar um caminho para que se consiga absorver e internalizar essa cultura no ambiente corporativo. DevOps é essencialmente uma cultura que busca entregar sistemas melhores, com menor custo, fazendo isto de forma mais rápida e com menor risco. Dentro de DevOps trabalhamos intensamente automação, principalmente automação de infraestrutura com gerência de configurações, orquestração e provisionamento, falaremos muito de infraestrutura como código.

Nos vemos no FLISOL.

[s]
Guto