Vale a pena usar o Puppet em infra pequena?

[Duvidas]

Hoje eu recebi um e-mail em que me fora perguntado se valia a pena usar o Puppet em infra pequena. Esta mesma pessoa mencionou que administra uma infra com cerca e 4 servidores LINUX. Para conseguir responder este tipo de questionamento eu faço sempre uma reflexão e me pergunto quanto vale o meu tempo.

No meu caso, meu tempo é precioso, com ele posso fazer coisas maravilhosas, posso estudar, posso pesquisar, posso testar novas tecnologias, posso documentar, posso ensinar, posso executar projetos e além disso posso ter um tempo de qualidade com minha família, portanto, o meu tempo vale muito.

Sabendo que meu tempo vale muito, e principalmente sabendo que ele pode ser aproveitado de diversas formas interessantes - como mencionei acima, penso que investir cerca de 3 a 4 horas deste tempo para preparar um destes 4 servidores, executando tarefas repetitivas e manuais, não é realmente a melhor forma de aproveitá-lo.

Ao usar o Puppet, mesmo em uma infra pequena, eu conseguirei investir só o que é realmente necessário para aquela tarefa, e farei isso de forma ágil. Ao invés de consumir horas e as vezes dias do meu precioso tempo, eu consigo fazer a mesma tarefa poucos em minutos e poderei utilizar o tempo restante para outras atividades.

{% blockquote %} É importante entender que além da diminuição de tempo investido em atividades cotidianas, o uso do puppet oferece um maior controle do meu parque, me permite padronizar meus servidores, me permite automatizar atividades e tarefas, me oferece garantia de integridade de minhas configurações, me permite controlar mudanças de forma ágil e segura, principalmente se for um ambiente crítico. O Puppet me ajuda a diminuir o índice de falhas e incidentes, tornando meus ambientes mais disponíveis e estáveis, não importando se eu tenho 4 ou 4 mil máquinas. {% endblockquote %}

Portanto, seu o seu tempo também é precioso, o Puppet é a ferramenta ideal para você recuperá-lo, permitindo inclusive que você passe a agregar valor ao seu negócio e a sua vida, além de deixar seu ambiente muito mais eficiente, ágil e estável.

[s]
Guto