Saltstack

Há algum tempo venho compartilhando no blog meus estudos sobre gerência de configurações, e nestes estudos venho apresentando o Puppet como uma excelente ferramenta para implantar esse tipo de controle, porém ele não é a única opção, já mencionei o CHEF como uma ferramenta alternativa e recentemente meu bom amigo @douglasandrade me apresentou o SaltStack.

O Salt como o puppet é uma ferramenta para gerenciar sua infraestrutura, ele tem condições de controlar o estado das configurações dos sistemas sob sua gerência e também tem recursos nativos para executar comandos remotamente em centenas ou milhares de nodes.

Veja abaixo a definição do propio site.

{% blockquote %} Salt is an open source tool to manage your infrastructure. Easy enough to get running in minutes and fast enough to manage tens of thousands of servers (and still get a response back in seconds). {% endblockquote %}

Eu recentemente instalei o salt em um dos clientes que também estamos usando o puppet, pelo puppet, mas o foco nesse caso foi a execução remota de comandos, a instalação do SALT foi muito rápida e simples, em poucos minutos ele estava instalado e eu já havia conseguido executar comandos em nodes remotos.

É uma ferramenta interessante, recomendo conhecê-la se estiver pensando em implementar gerência de configurações.

Eu particularmente ainda prefiro o puppet para controlar o estado das configurações, acho sua sintaxe mais clara, elegante, porém o SALT provou seu valor na execução remota de comandos de forma rápida e simplificada.

Abaixo um screencast do SALT.

Em breve falarei mais do Salt.

[s]
Guto